Qual a diferença entre aumento benigno da próstata e câncer?
O aumento benigno da próstata conhecido como Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é uma condição comum entre os homens acima dos 50 anos em que ocorre o aumento benigno do número de células da próstata, sem ter nenhuma relação com o câncer de próstata.
O aumento benigno da próstata causa obstrução da uretra interferindo principalmente no trato urinário, além de causar dificuldade de urinar. O câncer de próstata no estágio inicial geralmente é assintomático, porém a doença localmente avançada pode causar sintomas semelhantes a hiperplasia prostática benigna. Além desses sintomas, a hematúria pode estar presente, sendo um importante sintoma para essa diferenciação.
Além dos sintomas serem parecidos, as duas doenças podem causar alterações nos níveis de PSA. Por isso, o exame do toque retal é fundamental para o diagnóstico da HPB e do câncer de próstata. O exame verifica não só o aumento da próstata, presente nas duas enfermidades, como também outros achados que são sugestivos de câncer de próstata como a forma e contornos irregulares, consistência endurecida, sem dor ao toque, mobilidade reduzida ou ausente, e nódulos.
Consulte o urologista para um diagnóstico e tratamento adequado.
Dr. Marco Túlio Cruvinel
CRM-GO 8910 / RQE 5352
– Urologista
– Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
– Membro Internacional da Associação Americana de Urologia (AUA);
– Pós-Graduando em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Clínica Uro
Telefone: (62) 3157-2072
WhatsApp: (62) 99632-3672
Visite nosso site: https://drmarcotuliocruvinel.com.br/
Endereço: Órion Business & Health Complex, Avenida Portugal, 1.148, Bloco C Sala 3804 e 3806, Setor Marista, Goiânia, Goiás.