Quais as diferenças entre Holep e RTU de próstata?

A Ressecção Transuretral da Próstata (RTU-P) e a Enucleação Prostática com Laser de Hólmio (HoLEP) são dois procedimentos indicados para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB). Embora ambos tenham o objetivo de aliviar a obstrução urinária causada pelo crescimento da próstata, diferem em técnica, recuperação e eficácia.
A RTU da próstata é um método tradicional que utiliza um ressectoscópio introduzido pela uretra para “raspar” e remover o excesso de tecido prostático. O procedimento é indicado para próstatas de tamanho pequeno a moderado e costuma ter um tempo de recuperação um pouco mais longo, com maior risco de sangramento e necessidade de repetição ao longo dos anos.
Já o HoLEP é uma técnica mais moderna, que utiliza um laser para remover com precisão o tecido prostático, garantindo menor sangramento e recuperação mais rápida. Além disso, o procedimento pode ser realizado em próstatas de qualquer tamanho, com menor chance de nova obstrução no futuro.
A escolha entre os dois deve ser feita em conjunto com um urologista, levando em consideração o tamanho da próstata, a saúde do paciente e os benefícios que cada abordagem pode oferecer.
Dr. Marco Túlio Cruvinel Urologista
CRM-GO 8910 / RQE 5352
- Urologista em Goiânia;
- Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
- Membro Internacional da Associação Americana de Urologia (AUA);
- Pós-Graduação em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein.