Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
Tudo Sobre a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e Tratamento em Goiânia
Entenda a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e Seus Impactos
A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento benigno da próstata, é uma condição comum que afeta cerca de 90% dos homens até os 90 anos. Embora não cause câncer de próstata, pode coexistir com ele, necessitando de atenção médica.
O que é a próstata?
A próstata é uma pequena glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, localizada na pelve e envolvida no canal da urina (uretra). Sua principal função é produzir parte do líquido seminal que compõe o esperma, essencial para a sobrevivência e transporte dos espermatozoides.
O que é a hiperplasia prostática benigna?
A HPB é o crescimento não canceroso da próstata, geralmente começando entre os 40 e 50 anos. Esse crescimento continua à medida que os homens envelhecem e pode causar compressão progressiva da uretra, resultando em sintomas urinários incômodos.
Causas da HPB
A próstata passa por dois principais períodos de crescimento. O primeiro ocorre na puberdade, quando dobra de tamanho devido aos hormônios masculinos. O segundo começa por volta dos 25 anos e continua ao longo da vida. Esse crescimento é uma parte natural do envelhecimento, mas pode levar a sintomas urinários.
Sintomas da HPB
Com o aumento da próstata, a uretra pode ser comprimida, dificultando a micção. Os sintomas comuns incluem:
Sintomas de armazenamento:
- Aumento da frequência urinária durante o dia (polaciúria) e/ou à noite (noctúria)
- Necessidade urgente de urinar (desejo súbito e incontrolável de urinar)
Sintomas de esvaziamento:
- Dificuldade para iniciar a micção (hesitação)
- Fluxo urinário fraco ou interrompido
- Gotejamento no final da micção
- Incapacidade de esvaziar completamente a bexiga
- Esforço para urinar
- Vontade de urinar novamente logo após terminar
- Dor durante a micção (disúria)
Se esses sintomas não forem tratados, podem levar a complicações mais sérias, como problemas nos rins, trato urinário e bexiga.
Quando consultar um médico
É essencial procurar um urologista se você estiver enfrentando problemas urinários. Mesmo sem sintomas graves, consultas regulares ajudam a identificar ou descartar problemas subjacentes e prevenir complicações maiores, como a obstrução do trato urinário.
Tratamento da HPB
O tratamento da HPB deve ser personalizado, decidido pelo urologista e o paciente, levando em conta a intensidade dos sintomas e o impacto na qualidade de vida. Exames específicos ajudam a escolher o tratamento adequado, especialmente se houver complicações.
Acompanhamento médico regular
Para manter a saúde em dia e tratar a HPB e outras condições da próstata, é vital o acompanhamento regular com um médico especialista. Agende uma consulta com o urologista Marco Túlio Cruvinel para obter um cuidado especializado e personalizado.
Entre em contato conosco hoje mesmo para agendar sua consulta!
Dr. Marco Túlio Cruvinel Urologista
CRM-GO 8910 / RQE 5352
- Urologista em Goiânia;
- Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
- Membro Internacional da Associação Americana de Urologia (AUA);
- Pós-Graduação em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein.