Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

5/5 - (1 vote)

Tudo Sobre a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e Tratamento em Goiânia

Entenda a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e Seus Impactos

A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento benigno da próstata, é uma condição comum que afeta cerca de 90% dos homens até os 90 anos. Embora não cause câncer de próstata, pode coexistir com ele, necessitando de atenção médica.

O que é a próstata?

A próstata é uma pequena glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, localizada na pelve e envolvida no canal da urina (uretra). Sua principal função é produzir parte do líquido seminal que compõe o esperma, essencial para a sobrevivência e transporte dos espermatozoides.

O que é a hiperplasia prostática benigna?

A HPB é o crescimento não canceroso da próstata, geralmente começando entre os 40 e 50 anos. Esse crescimento continua à medida que os homens envelhecem e pode causar compressão progressiva da uretra, resultando em sintomas urinários incômodos.

Causas da HPB

A próstata passa por dois principais períodos de crescimento. O primeiro ocorre na puberdade, quando dobra de tamanho devido aos hormônios masculinos. O segundo começa por volta dos 25 anos e continua ao longo da vida. Esse crescimento é uma parte natural do envelhecimento, mas pode levar a sintomas urinários.

Sintomas da HPB

Com o aumento da próstata, a uretra pode ser comprimida, dificultando a micção. Os sintomas comuns incluem:

Sintomas de armazenamento:

  • Aumento da frequência urinária durante o dia (polaciúria) e/ou à noite (noctúria)
  • Necessidade urgente de urinar (desejo súbito e incontrolável de urinar)

Sintomas de esvaziamento:

  • Dificuldade para iniciar a micção (hesitação)
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido
  • Gotejamento no final da micção
  • Incapacidade de esvaziar completamente a bexiga
  • Esforço para urinar
  • Vontade de urinar novamente logo após terminar
  • Dor durante a micção (disúria)

Se esses sintomas não forem tratados, podem levar a complicações mais sérias, como problemas nos rins, trato urinário e bexiga.

Quando consultar um médico

É essencial procurar um urologista se você estiver enfrentando problemas urinários. Mesmo sem sintomas graves, consultas regulares ajudam a identificar ou descartar problemas subjacentes e prevenir complicações maiores, como a obstrução do trato urinário.

Tratamento da HPB

O tratamento da HPB deve ser personalizado, decidido pelo urologista e o paciente, levando em conta a intensidade dos sintomas e o impacto na qualidade de vida. Exames específicos ajudam a escolher o tratamento adequado, especialmente se houver complicações.

Acompanhamento médico regular

Para manter a saúde em dia e tratar a HPB e outras condições da próstata, é vital o acompanhamento regular com um médico especialista. Agende uma consulta com o urologista Marco Túlio Cruvinel para obter um cuidado especializado e personalizado.

Entre em contato conosco hoje mesmo para agendar sua consulta!

 

Dr. Marco Túlio Cruvinel Urologista
CRM-GO 8910 / RQE 5352

  • Urologista em Goiânia;
  • Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
  • Membro Internacional da Associação Americana de Urologia (AUA);
  • Pós-Graduação em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Clínica URO – Urologia, Robótica e Oncologia

WhatsApp: (62) 99632-3672

Telefone: (62) 3157-2072

Endereço: Órion Business & Health Complex, Avenida Portugal, 1.148, Bloco C Sala 3804 e 3806, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Dr Marco Túlio Cruvinel

Dr Marco Túlio Cruvinel, é Urologista, CRM-GO 8910 / RQE 5352. Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia, Membro Internacional da Associação Americana de Urologia. Atende na Clinica Uro, Órion Business & Health Complex, Avenida Portugal, 1.148, Bloco C Sala 3804 e 3806, Setor Marista, Goiânia, Goiás. Contatos: (62) 3157-2072/ WhatsApp: (62) 99632-3672.
Botão Voltar ao topo
Whatsapp
Agende sua consulta
Agende sua consulta