PSA elevado é sinal de câncer de próstata?

Avalie post

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína produzida pelas células da próstata. Devido as suas características de marcador tumoral, pode ser um grande aliado no diagnóstico, monitorização e controle do câncer de próstata.

 

Dessa forma, o PSA é produzido normalmente pela próstata e, através de exames de sangue simples, é possível medir seus níveis. Quando os níveis de PSA estiverem acima do normal existe um risco de câncer de próstata.

 

Apesar disso, é importantíssimo destacar que apenas o PSA não é o suficiente para diagnosticar o câncer prostático, afinal, uma alteração no nível dessa proteína pode indicar outras doenças, como a hiperplasia prostática benigna, que ocorre na maioria dos homens devido ao envelhecimento.

 

Portanto, o PSA serve para rastrear os primeiros sinais do câncer de próstata, mas ele sozinho não oferece um diagnóstico preciso. Para tanto, é necessário que o paciente faça também o exame de toque retal, que juntamente com o exame de PSA permite diagnosticar 90% dos casos de câncer de próstata. A confirmação da doença somente é feita com a biópsia da próstata.

 

 

Sendo assim, no caso de alteração do PSA, procure um urologista para exames complementares!

 

 

 

 

Dr. Marco Túlio Cruvinel
CRM-GO 8910 / RQE 5352

  • Urologista
  • Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
  • Membro Internacional da Associação Americana de Urologia (AUA);
  • Pós-Graduação em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Clínica Uro Goiânia

Telefone: (62) 3157-2072

WhatsApp: (62) 99632-3672

Endereço: Órion Business & Health Complex, Avenida Portugal, 1.148, Bloco C Sala 3804 e 3806, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

 

 

Cirurgia Laparoscópica Goiânia, Cirurgia Robótica Goiânia, Destaque, Dr Marco Tulio Cruvinel, Exame de Próstata Goiânia, Goiânia, Goiás, Hiperplasia de próstata Goiânia, Imprensa, Manchetes, Nefrectomia robótica Goiânia, Notícias, Prostatectomia robótica Goiânia, Saúde, Saúde, Tratamento cálculos renais Goiânia, Tratamento de Câncer de Bexiga Goiânia, Tratamento de câncer de bexiga Goiânia, Tratamento de câncer de próstata Goiânia, Tratamento de câncer de próstata Goiânia, Tratamento de câncer de rim Goiânia, Tratamento hiperplasia da próstata Goiânia, Urologia Goiânia, Urologista Goiânia,

Dr Marco Túlio Cruvinel

Dr Marco Túlio Cruvinel, é Urologista, CRM-GO 8910 / RQE 5352. Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia, Membro Internacional da Associação Americana de Urologia. Atende na Clinica Uro, Órion Business & Health Complex, Avenida Portugal, 1.148, Bloco C Sala 3804 e 3806, Setor Marista, Goiânia, Goiás. Contatos: (62) 3157-2072/ WhatsApp: (62) 99632-3672.
Botão Voltar ao topo
Whatsapp
Agende sua consulta
Agende sua consulta