Câncer de rim: é possível tratar sem retirar o rim por completo?

Avalie post

Na maioria dos casos de câncer do rim, a cirurgia é o principal tratamento. A depender da extensão e localização do tumor, a cirurgia pode ser realizada de diferentes formas.

Confira a seguir os tipos de cirurgia para câncer renal e descubra se é possível tratar essa doença sem tirar o rim por completo:

 

  • Nefrectomia total: indicada para tumores maiores e com a doença em estágio avançado, consiste na retirada total do rim e do tecido adiposo ao redor do rim.
  • Nefrectomia parcial: é indicada geralmente para tumores de até 4 cm, podendo ser realizada em tumores maiores de acordo com a localização e função renal do paciente. É feita apenas a remoção de parte do rim, onde o tumor está localizado, preservando o rim.

 

Tanto a nefrectomia parcial como a total podem ser feitas por via aberta, laparoscópica ou robótica. Confira as diferenças entre elas:

 

  • Nefrectomia laparoscópica: a técnica utiliza um laparoscópio com uma câmera de vídeo, o que permite por meio de pequenas incisões a visualização do interior do abdome.
  • Nefrectomia pela via aberta: ao contrário da cirurgia laparoscópica, nesse procedimento é feita uma grande incisão abdominal ou pelas costas para expor o rim junto com a massa tumoral.
  • Nefrectomia robótica: nesse procedimento, o cirurgião utiliza um sistema robótico para realizar o procedimento. Isso garante mais precisão no movimento dos instrumentos e uma recuperação mais rápida.

 

 

 

 

Dr. Marco Túlio Cruvinel
CRM-GO 8910 / RQE 5352

  • Urologista
  • Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
  • Membro Internacional da Associação Americana de Urologia (AUA);
  • Pós-Graduação em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Clínica Uro Goiânia

Telefone: (62) 3157-2072

WhatsApp: (62) 99632-3672

Endereço: Órion Business & Health Complex, Avenida Portugal, 1.148, Bloco C Sala 3804 e 3806, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

 

 

Cirurgia Laparoscópica Goiânia, Cirurgia Robótica Goiânia, Destaque, Dr Marco Tulio Cruvinel, Exame de Próstata Goiânia, Goiânia, Goiás, Hiperplasia de próstata Goiânia, Imprensa, Manchetes, Nefrectomia robótica Goiânia, Notícias, Prostatectomia robótica Goiânia, Saúde, Saúde, Tratamento cálculos renais Goiânia, Tratamento de Câncer de Bexiga Goiânia, Tratamento de câncer de bexiga Goiânia, Tratamento de câncer de próstata Goiânia, Tratamento de câncer de próstata Goiânia, Tratamento de câncer de rim Goiânia, Tratamento hiperplasia da próstata Goiânia, Urologia Goiânia, Urologista Goiânia,

Dr Marco Túlio Cruvinel

Dr Marco Túlio Cruvinel, é Urologista, CRM-GO 8910 / RQE 5352. Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia, Membro Internacional da Associação Americana de Urologia. Atende na Clinica Uro, Órion Business & Health Complex, Avenida Portugal, 1.148, Bloco C Sala 3804 e 3806, Setor Marista, Goiânia, Goiás. Contatos: (62) 3157-2072/ WhatsApp: (62) 99632-3672.
Botão Voltar ao topo
Whatsapp
Agende sua consulta
Agende sua consulta